quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Casamento gay reúne famosos em Pernambuco

Casal oficializou união que já dura mais de dez anos no Recife.
Festa foi animada pela cantora Rita Lee.



Os arquitetos pernambucanos Turíbio Santos e Zezinho Santos oficializaram a união homossexual em uma cerimônia religiosa, realizada na Coudelaria Souza Leão, no Recife, nesta sexta-feira (4). Eles estão juntos há mais de dez anos. O casal recebeu cerca de 500 convidados, entre celebridades e artistas. Após dizerem o 'sim', a festa foi animada pela cantora Rita Lee (Fotos: Tom Cabral/JC Imagem/AE)








A natureza foi generosa. Às 17:21 da tarde da sexta-feira, dia 04 de setembro, a lua aparecia entre núvens. Ao mesmo tempo, debaixo de uma árvore gigante decorada com flores em tons vermelho, laranja e amarelo acontecia o casamento do ano. A união dos arquitetos Zezinho e Turíbio Santos.

O cenário foi a paisagem verde e a arquitetura de engenho colonial da Coudelaria Souza Leão no bairro da Várzea. Na estrutura montada do lado de fora, pais, padrinhos e amigos eram envolvidos pelo mesmo clima da cena surpreendente e emocionante.

O pastor da Igreja Critã Inclusiva conduziu a cerimônia, mas foram os depoimentos dos familiares que roubaram a cena. Fizeram chorar vários convidados, inclusive famosos. "Chorei pra me acabar" disse o ator e escritor Miguel Falabella ao final do casamento.

Não se via surpresa. Não se via olhares desconfiados. Todos estavam envolvidos e deslumbrados com o que acontecia. A maioria movida pelo carinho com os noivos e outros pela grandeza daquilo tudo.

Foi tudo como um grande casamento. A decoração impecável. A música ambiente ao vivo ao som de violinos. Os fogos colorindo o céu ao final de cerimônia.

Não era um casamento diferente só porque os noivos tinham o mesmo sexo. Foi o casamento do ano, pela diferença e pela grandeza em cada detalhe.

Em cada espaço a sociedade pernambucana se mostrou. Empresários, políticos, diversos profissionais, famílias inteiras, crianças, avós. A união movida pelo amor de dois homens não fez a menor diferença. Foi celebrada com a de qualquer outro casal.

Uma fila imensa se prolongou para a homenagem aos noivos que receberam pacientemente o carinho da maioria dos 800 convidados. Logo depois, eles surgiram atrás do bolo, fizeram o brinde, trocaram beijos e posaram para fotos ao lado de familiares.

O casal reapareceu depois na frente do palco para anunciar o show da noite. A trilha sonora de Rita Lee embalou a todos principalmente a Zezinho e Turíbio que ficaram posicionados em plataforma elevada em meio aos convidados.

Foi a festa de todos os famosos (Romero Brito, Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Rita Lee, Marcela Torres - mulher de Marcelo Antony). Também foi de todos os anônimos poderosos. De todos os fotógrafos. De todos os colunistas sociais.

Foi ainda a festa da beleza, sofisticação e requinte em cada detalhe com decoração verde e branca revelada em rosas e avencas. Foi o evento do desfile de modelitos assinados por estilista famosos.

Nunca na história de Pernambuco se viu um casamento assim. Foi um acontecimento não só para a sociedade, mas entrou para a história. A história dos direitos humanos como disse bem a empresária Maria do Céu, ativista e dona da Metrópole.

Como traduziu bem o Dj antes do show de Rita Lee ao tocar Geroge Michel e seu refrão: "freedom, freedom, freedom" (liberdade, liberdade, liberdade).

da Redação do Toda Forma de Amor

Nenhum comentário: