quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Prêmio Multishow promove mix de gerações e homenageia Rita Lee

Público elege Marisa Monte, Seu Jorge e Fresno em cerimônia sem grandes favoritos

Rita Lee, grande homenageada da noite
Rita Lee, grande homenageada da noite

As categorias principais da 16ª edição do Prêmio Multishow de Música foram vencidas por Marisa Monte (cantora), Seu Jorge (cantor) e Fresno (grupo). Mas o destaque da cerimônia não apareceu ali para lutar por um troféu - Rita Lee já estava garantida como grande estrela da festa, realizada na terça, 18, no Citibank Hall, Rio de Janeiro.

"Cá entre nós, Isa, vovó preferia este prêmio em dinheiro", declarou a ex-vocalista dos Mutantes, ao receber a estatueta de sua neta, Isabella. "Que é para inteirar as despesas da cirurgia que vai consertar minha asinha quebrada."

No embalo, Rita achou melhor emendar: "De qualquer maneira, minha conta nas Ilhas Cayman é a mesma da Igreja Universal. Aleluia! Joguemos os dízimos!". O canal Multishow faz parte das Organizações Globo - conglomerado que, nos últimos dias, protagoniza bate-boca público com a Record, rede do bispo Edir Macedo (recentemente, a cúpula da Universal foi acusada pelo Ministério Público de desviar dinheiro recebido dos fiéis; por meio de seus principais telejornais, as emissoras trocam farpas).

Da plateia, com um óculos de dar inveja a Lady Gaga, a homenageada assistiu a um número-tributo, com Beto Lee (seu filho), Gilberto Gil, Pitty, Bem Gil, Dadi, Liminha e João Barone. A superbanda tocou pout-pourri com "Ovelha Negra", "Mania de Você" e "Lança Perfume".

Em termos de quantidade, Marisa Monte e Skank levaram a melhor - cada um saiu com dois prêmios. Ela, além de cantora, faturou melhor DVD com Universo ao Meu Redor. A banda mineira conquistou melhor clipe ("Ainda Gosto Dela") e Iniciativa, categoria criada este ano para coroar propostas inovadoras para distribuir música pela internet. O reconhecimento se deve ao trabalho do grupo com celulares (distribuição de shows) e aulas virtuais de música.

Apesar da consagração dos veteranos, a premiação fez jus ao tema da edição, "Misture-se", e não deixou a nova geração de fora. Além da escolha do Fresno como grupo do ano, NX Zero recebeu o prêmio de melhor CD, por Agora, superando Marcelo D2, Jota Quest, Skank e Claudia Leitte. Já a Banda Cine, que abriu shows dos Jonas Brothers e McFly no Brasil, saiu com o posto de revelação do ano.

D2 e Jota Quest, ambos com cinco indicações, não levaram estatuetas para casa.

No ano passado, a preferência dos internautas recaiu sobre Ivete Sangalo (cantora), NX Zero (grupo) e seu vocalista, Di Ferrero (cantor).

Um "Marcelo especial" para Mallu
Apresentada por Fernanda Torres, a cerimônia teve início com "Pode Acreditar", de Marcelo D2, que teve companhia no palco de Seu Jorge e das cantoras Roberta Sá, Nina Becker e Maria Gadú.

Em ataque triplo, Fresno, NX Zero e Strike mandaram cover de "Inútil", do Ultraje a Rigor.

A festa contou, ainda, com shows de Ivete Sangalo (grávida de sete meses, e sem medo de mostrar o barrigão) com Zeca Pagodinho e Little Joy (que fez shows por aqui na semana passada). Binki Shapiro - a ponta mais tímida e menos conhecida do trio, completado pelo ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante e Fabrizio Moretti, baterista do Strokes - mostrou desembaraço: escoltada pela mestre-de-cerimônias, subiu no palco, sem os rapazes, para entregar troféu de melhor clipe. Em um inglês macarrônico, anunciou NX Zero.

Para anunciar a melhor cantora, Mallu Magalhães teria companhia "de um Marcelo especial" - brincadeiras à parte, não estávamos falando de Marcelo Camelo, seu namorado, e sim Marcelo D2. Monte recebeu o prêmio com o discurso mais simbólico: "A gente faz música; esta não é uma atividade competitiva. Fico feliz de estar entre os melhores".

Os vencedores do Prêmio Multishow são escolhidos por voto popular, com exceção da nova categoria, Iniciativa, vencida pelo Skank. Confira os vencedores abaixo:

Banda - Fresno
Cantor - Seu Jorge
Cantora - Marisa Monte
CD - Agora (NX Zero)
Música - "Amado" (Vanessa da Mata)
Clipe - "Ainda gosta dela" (Skank)
DVD - Infinito ao Meu Redor, Marisa Monte
Instrumentista - Débora Teicher (Scracho)
Show - Multishow ao Vivo do Capital Inicial
Revelação - Banda Cine
TV Zé - "Dalila" (Ivete Sangalo)
Iniciativa - Skank

Nenhum comentário: