domingo, 17 de maio de 2009

Memórias. Rita Lee

Rita Lee Jones Carvalho nasceu no ultimo dia do ano de 47, terceira filha do casamento do imigrante norte americano Charles Fenley Jones e de uma descendente de italianos Romilda Padula, estudou na escola francesa Liceu Pasteur na cidade de Sampa, com as irmãs Virginia e Mary Lee. Aprendeu a falar inglês, espanhol, italiano e francês fluentemente, e também aprendeu piano clássico, que logo trocou pela bateria. O gosto pela musica já era latente na adolescência e Rita Lee já se apresentava nas festas escolares tocando bateria. Rita então aprendeu a tocar baixo e formou um conjunto feminino de vocal, as teenage Singers que mais tarde se junta com um grupo masculino e formam o Six Dided Rockers, que passa a se chamar Os seis e gravam um compacto.

Algum tempo depois os componentes se dispersam e sobram Rita Lee, Sérgio e Arnaldo Dias Baptista que dão novo formato ao grupo e atendendo a uma sugestão do cantor Ronnie Von o batizam com o nome de Os Mutantes, que se transforma numa das bandas mais importantes da história do rock brasileiro. Rita Lee junto com Os Mutantes revelou seu estilo irreverente ao mesmo tempo que apresentou toda a sua capacidade musical, criatividade e diversidade, toca bateria, baixo, flauta, canta, compõe as musicas e também faz a letra das musicas, uma completa artista musical, que alcançou sucesso com sua perfomance nos palcos brasileiros, além de inserir naquela época sons inusitados em suas composições, utilizando a tecnologia disponível á época como o sintetizador. A banda fez muito sucesso, gravaram em conjunto seis discos, e se apresentaram junto com importantes nomes da musica popular brasileira, como Gilberto Gil.
Música

Música

Tem um casamento conturbado com o mutante Arnaldo de quem se separa quatro anos depois. Nessa época Rita Lee grava dois discos solo, ainda com Os Mutantes, onde esta a trilha sonora que Rita criou para a feira de moda de São Paulo, e um dos grandes sucessos da cantora, José. Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, considerado o seu primeio hit em solo. No ano de 1972 Rita Lee é expulsa dos Mutantes, porque não estava afinada com o novo estilo musical que a banda queria seguir, e logo a cantora formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla feminina de rock, que se transforma na banda Tuti-Frutti, alcançando a consagração nacional em 75 com o lançamento do disco Fruto proibido, que contém sucessos inesquecíveis como Ovelha negra, Esse tal de rock roll, e outros sucessos memoráveis.
Curiosidades

Curiosidades

É no ano de 76 que Rita Lee e Roberto Carvalho dão inicio a uma parceria muito afinada, que da certo até os dias atuais, os dois se casam, tem 3 filhos juntos e também trabalham juntos. A partir daí a carreira musical de Rita Lee foi sempre recheada de muitas musicas de sucesso, prêmios em festivais e a consagração nacional e internacional como cantora e compositora. Durante grande parte da sua trajetória artística esteve envolvida com drogas, chegando a ser presa quando estava grávida do primeiro filho, e só larga definitivamente as drogas em 2006 quando procurou ajuda em um sanatório. Além da carreira musical Rita Lee atuou em novelas, apresentou programas de TV, fez rádio, escreveu 4 livros infantis, onde manifesta sua preocupação com a defesa dos animais e na educação ambiental e sustentabilidade, trabalhos que revelam uma mulher independente de muitos talentos apresentados ao publico nos seus 42 anos de carreira de sucesso.

Nenhum comentário: