quinta-feira, 21 de maio de 2009

Entrevista Rita Lee - Folha da Região, Araçatuba

SHOW

Reinventando-se

Fernanda Mariano
Marcos Hermes/Divulgação

Araçatuba - Sem lero-lero, para tirar Araçatuba e região do sério; com saúde e cheia de graça, a cantora Rita Lee promove seu "PicNic" neste sábado (23), às 22h, no Vívere Eventi. O show, gravado e lançado em CD e DVD, com especial para o Multishow, comemora os 40 anos de carreira da roqueira mutante, eclética, multicolorida.


Com canções de várias fases de sua trajetória, revisitando e reinventando coisas como "Bwana" (que ganhou nova versão: "Obama"), ela conduz o evento acrescentando novidades, como "Tão" - uma homenagem às "chatonaldas".


O piquenique é familiar, contando com as guitarras e vocais do marido, Roberto de Carvalho, do filho Beto Lee, e dos companheiros fiéis, Brenno

di Napoli, no baixo, Edu Salvitti, na bateria, Danilo Santana, nos teclados, Débora Reis e Rita Kfouri nos vocais.

Usando de humor, que lhe é peculiar, e reforçando a personalidade característica, a cantora trocou e-mail com a reportagem - o meio que, há tempos, escolheu para interagir com a imprensa.


Entre o desejo de ser abduzida por um disco voador e ação feminina, pediu por menos blablablá e mais ação para a preservação do Planeta.
Com você, Rita Lee.

O que já degustou neste "PicNic" pelo Brasil? Quais frutos destaca deste trabalho?
Fernanda querida, desde que a turnê "PicNic" estreou em janeiro de 2008, passamos por vários lugares do Planeta e, em todos, os show

s nunca se repetiam. Até agora não deu para cansar porque tiramos e colocamos músicas, mudamos os arranjos e assim nada fica fixo; os públicos são diferentes e nós escolhemos o repertório conforme o humor do dia.

Filha do Tropicalismo, já enveredou por diversos gêneros. Com bagagem de mais de 40 anos de estrada, e diversas experiências musicais, como avalia o rock e a MPB contemporâneos?

Tudo continua diferentemente igual ou igualmente diferente, ou seja, o Brasil é um celeiro de talentos e também de chatonaldos. Rola de tudo no salão.
Se você não gosta de um cantor /cantora / banda é só desligar os ouvidos, e se gosta então aumente o volume.

Intérprete, produtora, compositora, esposa, mãe, avó, apresentadora, eventual atriz, escritora de livros infantis, o que falta para Rita Lee?

Ser abduzida por um disco voador.

E se não fosse a artista que é, como gostaria que estivesse a sua vida? Que rumo teria tomado?
Gostaria de ter feito veterinária ou enfermagem.

Você já disse que lida com o estresse desde quand

o nasceu. Daí "Superestafada", feita nos anos 70? Como lida com a tal globalização, hiperatividade e emergencialismo característicos da sociedade atual?
Com a idade, a gente aprende a tolerar mais o mundo e as pessoas por meio de um distanciamento, uma leveza de viver, sabendo que nada é tão importante e que o universo é impermanente.

O que é ser femealista (expressão criada pela artista)?

É entender que o sexo feminino não precisa mais tirar o sutiã no meio da rua, enquanto os machos ficam boquiabertos com as mulheres gostosas e rebolativas. As fêmeas silenciosas e inteligentes tomam o poder.

Das coisas de mulher à conversa com marciano, já cantou sobre vários temas. Falta algum? O que teria para dizer hoje?
Enquanto eu estiver viva o que me cerca é mais

do que suficiente para alimentar minha inspiração.

Na atualidade, quais são as principais lutas da humanidade, principalmente dos brasileiros e das mulheres?
Os terráqueos, sejam de qualquer sexo, raça, religião, etc, têm que parar com reclamações, menos papo e mais ação. De nada adianta discursinhos, precisamos agir antes que nosso planeta azulzinho vá para o beleléu junto com os passageiros que nele habitam.

Serviço

O show com a cantora Rita Lee será neste sábado (23), às 22h, no Vívere Eventi (r. Tiradentes, 300, Centro, Araçatuba). A casa será aberta às 20h.

Há ingressos em setores diferenciados, que vão de R$100 a R$180; meia-entrada para o mesanino. Assinante da Folha da Região com cartão Folha Vip têm 20% de desconto no mesanino. Informações: (18) 3301-7649.

Foto do Jornal. Clique para Ampliar.


Nenhum comentário: