sexta-feira, 22 de maio de 2009

Novo DVD traz show gravado no Rio de Janeiro

Rita Lee comanda a festa com hits e cores
Novo DVD traz show gravado no Rio de Janeiro

Quando Rita Lee abre sua cesta de guloseimas musicais, serve ao público uma seleção de sucessos que habitam o inconsciente coletivo há mais de 40 anos. Ali, no palco, está parte da trilha sonora da história recente do país. Esse retrato sério fica guardado para os livros, já que no palco o que Rita quer saber é de uma boa festa, como essa que está no DVD e CD Multishow ao vivo Rita Lee, lançado pela Biscoito Fino.

Seus hits são o prato principal da festa. E tome o pop alegre de Flagra, as caras e bocas de Erva venenosa, a liberdade de Agora só falta você e a balada Mutante, há muito tempo fora do repertório, e aqui com palco aberto para Rita garantir: "Eu sou mutante". Hino de várias gerações, Ovelha negra pega pela emoção. Enquanto Rita canta, os telões mostram fotos históricas de sua vida e carreira. Passa por momentos inesquecíveis sem nostalgia, apenas com certeza de que tem ali uma história bonita pra ser contada.

O carnaval moderno de Lança perfume se casa aos confetes da clássica Chiquita Bacana. A mulher objeto de Bwana ganha contornos políticos globalizados. Filha de pai americano, Rita tem legitimidade para cantar e puxar o coro cheio de esperanças "Obama, Obama / Me chama que eu vou". Outras mulheres chegam mais ao estilo-Lee em um medley que casa Cor de rosa choque com Todas as mulheres do mundo.

A produção recente da compositora irreverente entra com o hit Tão, homenagem sob medida para as chatas de plantão. A musa inspiradora dessa letra nunca foi identificada, mas basta abrir as revistas ou olhar em volta: elas estão em todas as partes. E abre alas para as duas inéditas da noite. Insônia, personificada, insiste em um triângulo com a autora e o príncipe Morfeu. Já Se manca, composição de Rita com o filho Beto, volta a exorcizar as pesadas malas da vida: "Se manca neném / gente chata a gente trata com desdém".

A salada de Rita abre espaço para outros compositores. Em Baby aproveita para lembrar os loucos anos de tropicalismo incluindo citações a Batmacuba, Domingo no parque e Alegria alegria. E por que não? A roqueira que está ali no palco faz parte dessa história e é a protagonista de uma linguagem pop-rock-brasileira. Mas ela ainda vai mais fundo, e se diverte homenageando Chuck Berry em Roll over Bethoveen. Dá um salto no tempo e lembra a farra das Frenéticas,com uma impagável releitura para o bolerão Vingativa, aqui com toques de performance do Locomia.

Os Beatles, que já foram inspiração para um álbum inteiro, voltam ao baile. Dessa vez no baião O bode e a cabra (com direito até a chapéu cangaceiro no figurino). A hilária versão para I wanna hold your hand estava proibida desde 2001. Mas agora ganhou autorização e vai para o disco.

E nem só de música vive o espetáculo de Rita Lee. Painéis de alta resolução colorem a festa com animações gráficas feitas sob medida. Rita, que sempre foi adepta das grandes produções, dessa vez aposta alto em tecnologia para ornamentar sua festa. Cores, formas e imagens comentam as músicas e preparam ambientes divertidos pra Rita se soltar. Mas não há luz que consiga ofuscar o brilho de Rita no palco. A simples presença de espírito-e-corpo já garantem a alegria que o Brasil descobriu há 40 anos. Guitarra na mão, língua afiada carregando um humor único e uma imensa.

A turnê Pic Nic, show base desse DVD/CD/especial de TV, caiu na estrada para comemorar números redondos: 60 anos de vida e 40 de carreira de Rita Lee. O lançamento do registro chega com outra nobre comemoração. Em 2009 a dupla dinâmica que Rita formou com Roberto de Carvalho celebra 30 anos, contados a partir do lançamento do antológico LP que traz Mania de você, ausência no repertório compensada pelo público que canta a música no final fazendo justiça com as próprias vozes. Volta a 1979: Rita grávida, doce com sua flauta, Roberto entrando em cena oficialmente armado com sua guitarra. A história naquele ponto começava a escrever um novo e inesquecível capítulo. A trilha sonora todos conhecem.

A cena corta e volta para o presente. Vivíssima e cheia de graça, Rita entra no palco hi-tech para fazer um imenso público feliz. O CD/DVD é a cereja que faltava nesse bolo.

+ conteúdo relacionado

BUSCA BUSCA: Rita Lee
clique aqui para comprar o DVD Compre o DVD
clique aqui para comprar o CD Compre o CD
 Visite o perfil na comunidade MPB.comritalee



Nenhum comentário: