quarta-feira, 10 de junho de 2009

Zélia Duncan usa a rede para conseguir gravar músicas francesas e dedica 'Ambição', de seu novo disco, a Rita Lee

RIO - Foi através do MySpace que Zélia Duncan conseguiu autorização para gravar versões que fez de duas músicas francesas. "Pelo sabor do gesto", que dá nome ao seu novo disco, e "Boas razões" fazem parte da trilha sonora do filme "Les chansons d'amour" (França, 2007, Christophe Honoré). Ambas foram compostas por Alex Beaupain, que foi abordado pela cantora na rede.

- Todo mundo disse que era melhor eu não gravar as versões, porque conseguir autorização costuma ser difícil demais. Entrei em contato com a editora e não consegui nada. Fui no MySpace e falei com o Alex de artista para artista. A resposta veio imediatamente - contou Zélia, em entrevista realizada nesta terça-feira, no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

"Boas razões" abre o oitavo disco solo de Zélia Duncan - e o primeiro depois de suas aventuras ao lados dos irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, nos Mutantes, e da parceria com Simone. O clima é "meio western", como ela mesma define no release (texto de apresentação do álbum entregue para a imprensa no ato do lançamento) que escreveu. A faixa tem participação de Fernanda Takai e produção do marido da vocalista do Pato Fu, John Ulhoa. Ele, aliás, assumiu a metade "mais pop" do repertório, segundo Zélia. A outra parte - de acordo com a cantora, "a mais brasileira" - ficou com Beto Villares.

- Perguntaram se essa mistura não ficaria esquisita. Eu disse: 'Espero que fique'. Não penso na unidade, penso na quebra. A unidade é minha voz - declarou a cantora.

"Pelo sabor do gesto" traz parcerias de Zélia com seus contemporâneos Moska ("Sinto encanto"), Zeca Baleiro ("Se um dia me quiseres") e Chico César ("Esporte fino confortável"). Este último emprestou sua voz à faixa mais descontraída do álbum.

- Eu procuro muito as pessoas. Já escrevi músicas com o Moska e me aproximei do Zeca há pouco tempo. Ele não sabia que eu não fazia música e mandou uma letra. Mas aí eu fiz. O Chico fez músicas para todas as letras que eu mandei. Escolhi "Esporte fino" porque é uma das mais irresponsáveis do disco, no bom sentido. Ele foi lá no estúdio, deu mole e cantou comigo - disse.

Zélia apresenta ainda, neste disco, uma inédita de Itamar Assumpção e Alice Ruiz ("Duas namoradas") e as regravações de "Telhados de Paris" (Nei Lisboa) e "Ambição", que Rita Lee compôs para a novela "O Astro" em 1977:

- Tenho uma relação afetiva profunda com a obra da Rita, mas essa música, eu não conhecia. No ano passado, um amigo meu, jornalista, falou: "Esta música está esperando por você". A Rita chegou a mudar a letra depois, mas gosto desta versão. É uma típica Rita Lee saindo do Tutti-Frutti, ainda com a pegada rock'n'roll, cantando a frase: "Pelo caminho de espinhos avistei um mar de rosas". É a minha cara. Ela tá linda, do jeito que a Rita merece.

Soco no estômago da veterana, que alfinetou Zélia na época em que esta decidiu sair em turnê com os Mutantes. Isso porque a cantora chegou a ligar para Rita e esta desejou-lhe boa sorte.

- Sou parceira dela. Na época dos Mutantes, como todo mundo sabe, liguei para Rita antes de aceitar o convite e ela falou: "Vai que você vai se divertir" - desconversou, antes de arrancar gargalhadas ao comentar sua saída dos Mutantes - Me diverti e saí antes de me aborrecer.

A estreia do novo show de Zélia Duncan acontecerá em Niterói, nos dias 4 e 5 de julho.

Nenhum comentário: